Centro Local de Animação e Promoção Rural
CLAP
 


Do contacto diário que estabelecemos com a nossa população idosa, verificamos que uma boa parte desta população vive sozinha e passa a maior parte dos eu dia completamente isolada, pois os seus familiares mais próximos residem nos centros urbanos ou no estrangeiro. O pouco contacto que mantém com a comunidade consiste muitas vezes em alguns encontros casuais com os vizinhos ou com os vendedores ambulantes. 

Perante esta realidade, é objectivo do projecto Despertar sensibilizar a comunidade local, através de recrutamento de voluntários, que através de acções que ajudem a satisfazer as necessidades específicas desta população numa responsabilidade partilhada e de acções cada vez mais próximas dos cidadãos, de forma a proporcionar a melhoria do seu conforto, a melhoria da sua auto-estima e o combate do isolamento social.

O projecto Despertar pretende, assim, ir de encontro às necessidades demonstradas pelos idosos, levando uma equipa de voluntários organizada, responsável, dinâmica, capaz de oferecer ao idoso, para além de companhia, algum afecto e conforto emocional.


Definição do Projecto

O projecto Despertar visa a melhoria da qualidade de vida das pessoas idosas das Faldas do Marão.

Este projecto pretende sensibilizar toda a comunidade para esta realidade, apelando à mobilização de pessoas em regime de voluntariado, preferencialmente de jovens entre os 16 e os 30 anos, de forma a potenciar um envolvimento intergeracional.

 

Princípios

Os princípios do projecto Despertar assentam na criação de uma resposta de acompanhamento aos idosos mais necessitados ao nível da companhia, da amizade, do carinho, e na ajuda na realização de pequenas tarefas, promovendo a melhoria das condições de vida dos idosos e a sua auto-estima.

 

Acções

  • Prestar ajuda em alguns cuidados de higiene pessoal e habitacional;
  • Prestar ajuda em alguns cuidados de beleza;
  • Prestar auxílio em deslocações dentro da freguesia (idas, à igreja);
  • Realizar pequenas caminhadas e exercícios físicos;
  • Realizar encontros de convívio entre idosos;
  • Realizar uma festa anual para o idoso. 

Implementação do Projecto

  1. Recrutamento de voluntários;
  2. Identificação de idosos sozinhos / isolados;;
  3. Elaboração de um plano de actividades;;
  4. Divulgação do novo serviço nos jornais, TV local, junto de serviços públicos, nas Juntas de Freguesia, nas escolas e nas paróquias;
  5. Intervenção;
  6. Avaliação da intervenção.

 

Como solicitar este apoio

Mediante o preenchimento de impresso próprio, nas instalações do CLAP, do telefone 255 433 576, vi correio electrónico, ou através do contacto directo com qualquer elemento do Departamento da Terceira Idade.