Centro Local de Animação e Promoção Rural
CLAP
 
Faldas do Marão

As Faldas do Marão, concelho de Amarante, são constituídas pelas freguesias de Canadelo, Fridão, Olo, Rebordelo e Vila Chã do Marão. 
A população total era, em 2011, de 2 670 pessoas (resultados provisórios dos Censos), distribuídas por 56 km2 (densidade populacional: 47,7 habitantes / km2). A população tem vindo a diminuir desde os anos 60, tendo o decréscimo, entre os Censos de 2001 e 2011, sido de 10,4%.

As Faldas do Marão apresentam características das regiões rurais deprimidas, tais como o envelhecimento da população, o despovoamento, a actividade económica baseada na agricultura tradicional de subsistência, o isolamento de parte da população, as enormes lacunas de serviços e a carência de equipamentos.

Os traços mais evidentes da situação sócio-económica assentam na predominância da actividade agrícola de baixo rendimento, geralmente orientada para o auto-consumo, reduzida dimensão das explorações, população activa bastante envelhecida e com baixos níveis de instrução, pouca actividade nos outros sectores (secundário e terciário), desemprego (sobretudo feminino) e emprego precário (como por exemplo, o trabalho no domicílio a coser sapatos e na tecelagem).

A agricultura e a floresta, apesar do decréscimo significativo do seu peso económico e do emprego, continuam a ser as actividades  mais importantes na área. Nos outros sectores, destacam-se a indústria da madeira (com alguma expressão em Fridão), a construção civil (actividade geralmente exercida fora das freguesias, mas empregadora de bastante mão de obra masculina), a panificação (em Vila Chã do Marão). A área dos serviços é constituída essencialmente por pequenas mercearias e cafés, e os serviços de natureza social, tais como ATL's,  apoio domiciliário a idosos, Jardins-de-Infância (em Fridão e Vila Chã). Existem actualmente apenas duas escolas de ensino básico (em Fridão e Vila Chã) das seis que funcionavam ainda há cerca de sete anos.

O artesanato tem a sua expressão na tecelagem, sobretudo na freguesia de Fridão.